Translate

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Paris em 3 dias

Por Elisio Viana

Viver e conhecer Paris, é coisa que grande parte das pessoas do mundo sentem vontade, mas quase ninguém conhece, nem mesmo os Parisienses, por ser ela muito grande e ter tantas atrações que, somos obrigados a escolher o que ver, principalmente quando só se tem três dias...

1º Dia :

a. Avenida Champs Elysées (Campos Elísios), subindo até o Arco do Triunfo

Avenue des Champs-Élysées  é uma prestigiada avenida de Paris, na França. Com os seus cinemascafés, lojas de especialidades luxuosas e árvores de castanheiros-da-índia, é uma das mais famosas ruas do mundo e com aluguéis que chegam a 1,1 milhão por ano, por 92,9 metros quadrados de espaço, ela continua a ser a segunda avenida mais cara em imóveis em toda a Europa, tendo sido recentemente (em 2010) ultrapassada pela Bond Street, em Londres. O nome em francês Campos Elísios, faz referência ao paraíso dos mortos na mitologia grega, ao contrário do Tártaro.
Avenue des Champs-Élysées é conhecida na França como La plus belle avenue du monde ("A avenida mais bela do mundo ").
Esta avenida é servida pelos metrôs: Concorde, Charles de Gaulle - Étoile, Champs-Élysées - ClemenceauFranklin D. Roosevelt e George V.

b. Arco do Triunfo
Arco do Triunfo (francêsArc de Triomphe) é um monumento, localizado na cidade de Paris, construído em comemoração às vitórias militares do Napoleão Bonaparte, o qual ordenou a sua construção em 1806. Inaugurado em 1836, a monumental obra detém, gravados, os nomes de 128 batalhas e 558 generais. Em sua base, situa-se o Túmulo do soldado desconhecido (1920). O arco localiza-se na praça Charles de Gaulle, no encontro das avenidas Charles de Gaulle e Champs-Élysées. Nas extremidades das avenidas encontram-se a Praça da Concórdia e na outra La Defense. O monumento foi concebido por Jean Chalgrin.
O Arco do Triunfo faz parte do Eixo Histórico (Axe historique) - uma série de monumentos e grandes vias públicas num percurso que vai desde o pátio do Louvre até ao Grande Arco de la Défense.
O monumento tem 50 metros de altura, 45 metros de largura e 22 metros de profundidade.

c. Aproveite a proximidade e vá logo ao Museu do Louvre - lógico que uma tarde não dá para conhecê-lo todo, mas conhecerá as principais atrações e obras de arte.

Museu do Louvre (em francêsMusée du Louvre), instalado no Palácio do Louvre, em Paris, é um dos maiores e mais famosos museus do mundo. Localiza-se no centro de Paris, entre o rio Sena e a Rue de Rival dos Champs-Élysées, e dá forma assim ao núcleo onde começa o Axe historique (Eixo histórico).
É onde se encontra a Mona Lisa, a Vénus de Milo, enormes coleções de artefatos do Egito antigo, da civilização greco-romana, artes decorativas e aplicadas, e numerosas obras-primas dos grandes artistas da Europa comoTicianoRembrandtMichelangeloGoya e Rubens, numa das maiores mostras do mundo da arte e cultura humanas. O museu abrange, portanto, oito mil anos da cultura e da civilização tanto do Oriente quanto do Ocidente.
O Louvre é gerido pelo estado francês através da Réunion des Musées Nationaux. É o museu mais visitado do mundo, recebendo 8,8 milhões de visitantes em 20111 e 9,7 milhões de pessoas em 20122 .

d. Já é noite, vá ao Trocadero e aprecie a melhor vista da Torre Eiffel, lembrando que a cada hora cheia, ela começa a piscar, dando um show de iluminação.

Trocadéro é um lugar de Paris, localizado no 16º arrondissement de Paris, do lado oposto do rio Sena a partir da Torre Eiffel.
Neste local existiu o Ancien Palais du Trocadéro no lugar onde se ergue o actual Palácio de Chaillot.
Aproveite para encerrar o dia com um bom vinho, no Café du Trocadero ou no Carette, bons e não tão caros. Metrô : Trocadero


2° dia :
a.Torre Eiffel - Recomenda-se comprar o bilhete com antecedência, pelo site www.tour-eiffel.fr.,  principalmente se for no verão ( formam-se filas quilométricas).

Torre Eiffel (em francêsTour Eiffel, /tuʀ ɛfɛl/) é uma torre de treliça de ferro do século XIX localizada no Champ de Mars, emParis, que se tornou um ícone mundial da França e uma das estruturas mais reconhecidas no mundo. A Torre Eiffel, que é o edifício mais alto de Paris,1 é o monumento pago mais visitado do mundo, milhões de pessoas sobem à torre cada ano. Nomeada em homenagem ao seu projetista, o engenheiro Gustave Eiffel, foi construída como o arco de entrada da Exposição Universal de 1889.
A torre possui 324 metros de altura, não incluindo as antenas de transmissão.
Existem 4 estações próximas a Torre que são “Trocadéro”, “Bir-Hakeim”, “École Militaire” e “Champ de Mars Tour Eiffel”. As estações Trocadéro e Bir-Hakeim pertencem a uma mesma linha (Linha 6), assim você poderá optar em qual estação descer, enquanto a estação École Militaire pertence a linha 8 e a Champ de Mars pertence a linha C do RER.
Pra quem não sabe, o RER é a rede ferroviária que serve a periferia da região de Paris.

b. Catedral Notre Dame - Site: www.notredamedeparis.fr
Catedral de Notre-Dame de Paris é uma das mais antigas catedrais francesas em estilo gótico. Iniciada sua construção no ano de 1163, é dedicada a Maria, Mãe de Jesus Cristo (daí o nome Notre-Dame – Nossa Senhora), situa-se na praça Parvis, na pequena ilha Île de la Cité em Paris, França, rodeada pelas águas do Rio Sena.
A catedral surge intimamente ligada à ideia de gótico no seu esplendor, ao efeito claro das necessidades e aspirações da alta sociedade, a uma nova abordagem da catedral como edifício de contacto e ascensão espiritual.
arquitetura gótica substituiu as paredes grossas das igrejas românicas por colunas altas e arcos capazes de sustentar o peso dos telhados. Como consequência, os edifícios góticos ganharam um aspecto mais leve, e as janelas, mais amplas e altas, foram decoradas com belos vitrais coloridos que filtravam a luz natural, e com isso, criavam um "clima" de misticismo em seu interior. 

Metrô:

Linha 4: estação Cité ou Saint-Michel.
Linhas 1, 11: estação Hôtel de Ville.
Linha 10: estação Maubert-Mutualité ou Cluny – La Sorbonne.
Linhas 7, 11 e 14: estação Châtelet.
c. Galeria Lafayette 

Em 1893 Théophile Bader e seu primo Alphonse Kahn abriram uma loja na esquina da rue La Fayette e da Chaussée d'Antin, em Paris. Em 1896, a empresa havia crescido e comprou todo o prédio n°1 da rue La Fayette. Em 1905 os prédios n°38, 40 e 42 da boulevard Haussmann e n°15 da rue de la Chaussée d'Antin também foram comprados e incorporados à loja.

A loja principal da Galeries Lafayette fica em Paris é conhecida como Galeries Lafayette Haussmann e tem 10 andares. Sendo que o complexo é formado por mais duas lojas: Lafayette Homme: 4 andares; Lafayette Maison: 5 andares e Lafayette Haussmann: 10 andares. Fica localizada na boulevard Haussmann 40, no IXe arrondissement. Tem como slogan: "Ici, la mode vit plus fort." ("Aqui, a moda vive mais forte.") 
Metrô: 
Chaussée d’Antin-La Fayette (linha 9)
RER A: estação Auber
RER E: estação Haussmann-Saint Lazare


Termine à noite na Place de La Madeleine, onde poderá em seus Restaurantes e Cafés, degustar um bom vinho, depois vá descansar que o último dia exige o sprint final...

3º Dia
a. Mercado das Pulgas - Lá se compra desde obras de arte, antiguidades até bugingangas baratas, mas eu achei interessante.
A "Feira da Ladra" de Saint-Ouen é o maior mercado de antiguidades do mundo.
 Uma grande variedade de mercadoria é oferecida: móveis, pinturas, jóias, luminárias, enfeites, cerâmica, arte e decoração, .... todos cuidadosamente selecionados, autênticas ou restauradas por profissionais qualificados.
Coletores, entusiastas, ou caçadores de pechinchas de todo o mundo, você pode entrar em contato com esses especialistas. 
 Lá, várias casas de câmbio (todas as moedas) estão disponíveis nos dias de feira. Ele fica na última estação do metrô da Linha 4, direção de Porte de Clignancourt. Funciona sábado, domingo e segunda, de 9 às 19 h. Tel.: 01 53 57 42 63  Paris 18ème arrondissement.


b. Montmartre - O Bairro mais Boêmio de Paris, vale a pena conhecer o famoso Moulin Rouge.
Moulin Rouge é um cabaré tradicional, construído no ano de 1889 por Josep Oller. Situado na zona de Pigalle no Boulevard de Clichy, ao pé deMontmartre, em ParisFrança. É famoso pela inclusão no terraço do seu edifício de um grande moinho vermelho. O Moulin Rouge é um símbolo emblemático da noite parisiense, e tem uma rica história ligada à boemia da cidade.
Há mais de cem anos que o Moulin Rouge é lugar de "visita obrigatória" para muitos turistas. O Moulin Rouge continua a oferecer na atualidade uma grande variedade de espetáculos para todos aqueles que querem evocar o ambiente boemio da Belle Époque e que ainda está presente no interior da sala de espectáculos. Metro: Metropolitain

C. se ainda tiver pique, encerre com um passeio de barco pelo Rio Sena, como despedida dessa bela e maravilhosa cidade.
Metro: Alma - Marceau









Au revoir e Bon Voyage !!!

Um comentário:

  1. Quatro dias em Paris é realmente pouco. É preciso planejar bem para não perder tempo. Vai algumas dicas:
    1) Cuidado com os batedores de carteira. Não é perigoso como no Brasil, mas também não é a Suiça.
    2) Comprar os ingressos para o Louvre numa tabacaria que fica lá perto. Dessa forma, vai evitar uma fila gigante (http://www.parisladob.com/2011/11/12/furando-a-fila-do-louvre/).
    3) Dá para subir no Arco do Triunfo. Tem que pagar e tem que estar com gás pra subir as escadas. Lá em cima dá pra ver a cidade toda, inclusive a Torre Eifel e o Sacré Coeur.
    4) O bairro de Mont Matre é muito legal. Tem o Sacré Coeur, um jardim massa e é cheio de vendinhas. Muito legal de caminhar a pé. Se quiser ter uma idéia, asssite o filme Fabuloso Destino de Amélie Poulain. Tem no Netflix.
    5) A atração numero 1 de Paris não é a Torre Eifel e nem o Louvre, segundo o Trip Advisor. É o museu Musée d'Orsay. Eu não conheci, mas fiquei com vontade.
    6) Muitos amigos meus recomendam o Palácio de Versales. Não fica realmente em Paris e por isso é um passeio de 1 dia. Dizem que tem um jardim muito bonito!
    7) O metrô em Paris não é dos melhores (novamente, não é a Suiça). Não dá pra comprar tickets pelo dia, como em Viena, na Suiça e em Munique. Nós optamos por comprar o pacote de 10 tickets.
    8) Geralmente é preciso fazer reserva para os restaurantes em Paris. Ao contrário do que imaginava, os franceses são gente boa, então imagino que não terão problema com as reservas.

    ResponderExcluir

Todos somos responsáveis pelos atos que praticamos, portanto cuidado quando falar sobre pessoas...